ESPECIAL PÁSCOA { Bombons trufados}


Imagem da internet

Olá...a Páscoa chegando e todos envolvidos com essa data, comprando ovos, decorando a casa e fazendo lembrancinhas pra amigos, familiares e colegas de trabalho.

Bom pra mim essa data é tudo de bom, então vou postar ak uma receitinha de BOMBONS TRUFADOS, super fáceis de fazer e ficam uma delícia, eu já fiz os meus.

{MATERIAIS}

- Chocolate Melken Blend da Harald (metade ao leite e metade meio amargo - gosto desse pois não fica enjoativo);
- Coco ralado;
- Creme de leite;
- Forminhas de acetato para trufas (o tamanho que desejar, a minha é tamanho médio);
- Espátula;
- Papel chumbo especial para bombons;
- Tigela para derreter o chocolate.

{MODO DE FAZER}

Recheio de Ganache

- Derreta o chocolate e misture o creme de leite. A proporção é: 1/2 kg de chocolate para 1 caixinha de creme de leite (NÃO é necessário fazer a temperagem nessa situação);
- Misture bem, note que ficará mais escuro e mole, se ficar muito mole leve alguns minutinhos na geladeira, ou espere fora até que a casquinha esteja pronta, e se ainda assim estiver mole, ai pode levar a geladeira, mas não deixe muito tempo senão fica muito duro e terá que acrescentar mais creme de leite;

Recheio de Coco:

- Pegue uma parte do creme de ganache e misture o coco ralado;
- Mexa bem até unir o chocolate com o coco;
- Se ficar muito mole leve um pouquinho a geladeira.


{{ Casquinha de chocolate para receber o recheio }}

1º. Prepare o chocolate como nesse POST.

2º. Coloque um pouco de chocolate já preparado nas forminhas de bombons, vá virando a forma para elas cobrirem toda a parte de dentro, aguarde alguns segundos e vire para baixo no refratário de chocolate, a ideia é que o chocolate fique só em volta deixando o meio livre para receber o recheio.


3º. Assim que não 'cair' mais chocolate da forma, pode levar a geladeira com a forma virada para baixo em cima de um pedaço de papel alumínio (isso evita pegar umidade no chocolate);

4º. Aguarde na geladeira até que o fundo estiver esbranquiçado (isso na verdade é um vácuo que cria entre a forma e o chocolate), isso é muito importante pois dessa forma o chocolate vai sair mais fácil e o resultado final será um bombom mais brilhoso e não esbranquiçado ou manchado.

5º. Prepare o recheio (utilizando uma das receitas de recheio listadas acima);

6º. Retire a forminha da geladeira se tiver toda esbranquiçada senão volte a geladeira até terminar o processo. Com uma colher ou saco de confeitar (como preferir - colher é mais rápido e prático) vá enchendo a cavidade da forminha da casquinha de chocolate, NÃO coloque o recheio até em cima, pois ainda fará a tampinha para fechar o bombom;

7º. Com um pouquinho do chocolate derretido cubra o recheio, cuide pra não ficar recheio exposto, pois a tampinha de chocolate irá endurecer, e se ficar recheio sem cobrir poderá 'vazar';

8º. Leve a geladeira para endurecer a tampinha de chocolate, mesmo que o bombom já esteja no ponto de desenformar;
Dica: se o recheio estiver geladinho, automaticamente quando colocar o chocolate para tampinha ele irá endurecer e já poderá desenformar;

9º. Desenforme o bombom. Essa parte é muito importante, mas tb super fácil. Dê leves batidinhas na forma direto na mesa que o bombom vai soltar, mas é LEVE. Deixe o bombom descansar em cima do papel aluminio;

10º. O processo de descansar o bombom é para que ele tire toda a umidade, ele começará a 'suar', isso é importante pois deixará o bombom sequinho e poderá durar mais tempo até sem ir a geladeira. É só ver os ovos de chocolates que ficam expostos nas lojas, claro q tem o processo químico, mas garanto que se deixar 'suar' durar mais tempo e poderá esconder fora da geladeira. Ah não esqueça de deixar em lugar arejado, que não seja muito quente, senão ao invés de 'suar' ele vai derreter.

11º. Enrolar os bombons com o papel chumbo, que já vem do tamanho certinho. Uma dica aqui é não ficar alisando o papel com a mão pois assim esquenta e derrete. Use o próprio papel vegetal que vem junto com o papel chumbo e vá alisando o papel. Não esqueça de identificar o tipo de bombom com uma etiqueta no fundo ou até mudando a cor do papel chumbo, assim vc não se confude na hora que pedirem coco e vc não saber qual é.
Créditos da foto: G&A Doces e Gostosuras

12º. Pronto, seu bombom trufado está pronto para ser 'devorado'. Ai use sua criatividade para colocar em uma caixinha bem fofa e presentear alguém.

Outra dica é que se quiser pode decorar os bombons, assim como na imagem do início do post.


Gostaram???
Então vamos a cozinha. E comentem depois como se saíram???


Bjks com gosto de chocolate

Já comentaram:7

Compartilhe este Post:

7 comentários:

  1. Olá, eu preciso de ajuda, eu não estou conseguindo fazer a casquinha, ela não endurece. pode me explicar detalhadamente como faz ?!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julyane provavelmente vc deve estar errando lá no 1° item do PAP. A preparação do chocolate, que é o que chamamos de temperagem. Qndo vc derrete o chocolate precisa esfria-lo para o chocolate poder endurecer senão ele fica molengo e acaba derretendo depois de tirar da forminha, ou acaba nem saindo da forminha. Depois de derreter o chocolate coloque em cima de uma mesa ou pedra granito e comece q mexer espalhando o chocolate até ele esfriar, uma dica pegue um palito de dente coloque no chocolate e leve até seu lábio inferior por fora pra sentir o chocolate, se a sensação for de chocolate frio ele já esta no ponto senão precisar mexer uma pouco mais. Segue esse link que mostra certinho como fazer TEMPERAGEM DO CHOCOLATE

      Espero ter ajudado. bjs

      Excluir
  2. olá boa noite!!
    nossa ki bombons maravilhosos!






    111

    moro no nordeste aqui muito quente não comsigo deixar meus bombom enxutinhos com brilho. qual chocolate devo usar me ajude por favor tenho muitas encmendas e meus clientes reclamam por que os bombom ficam molengos .
    olhando suas receitas DEUS benja suas mãos e suas habilidades seus bombom ficam perfeitos como devo proceder?tenho ki misturar chocolate nobre com fracionado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi que bom que gostou dos bombons!!! Realmente é bastante quente ai mesmo, mas mesmo em lugares como esse se consegue fazer o chocolate ficar sequinho e brilhoso. Provavelmente você está errando em uma das partes da preparação ou finalização:
      * Preparação: depois de derretido o chocolate precisa ser esfriado, é o que se chama temperagem (aqui nesse link PREPARAR O CHOCOLATE explica direitinho como tem que fazer.Pois se não deixar o chocolate esfriar ele vai demorar mais pra endurecer na forminha e sairá molengo.
      * Finalização:outro ponto que pode esta acontecendo é quando você tira da forminha precisa deixar ele 'suar', aquelas bolinhas d'agua que ficam sobre o chocolate, aquilo é umidade da geladeira, então deve deixar que saia toda aquela umidade, verá que ele seca e fica brilhoso e ai sim você pode começar a embalar.
      DICA: forre uma forma com papel aluminio e deixe os bombons dentro em um lugar bem arejado, como ai é bastante calor tente fazer a noite, assim no outro dia eles estarão prontinhos pra ser embados, mas não pode levar a geladeira, deixar em local arejado e sem ser em potes fechados.

      Se você quiser misturar chocolate ao leite e chocolate amargo pode (tem chocolates prontos já assim, eu utilizo bastante pois acho menos repunento), ele fara esse processo mais rapido, o chocolate ao leite precisa de mais cuidado, mas se fizer as tecnicas direitinhoele ficará sequinho e durinho. Espero ter ajudado.
      Ah outra dica: pra saber o ponto ideal do chocolate depois da temperagem é só pegar um palitinho de dente colocar no chocolate e levar até seus labios inferiores, se a sensação for de frio ou gelado é pq esta no ponto, se for de morno ou quente precisa esfriar mais o chocolate.

      bjs

      Excluir
    2. Ah esqueci de dizer...não use fracionado..seus bombons vão ficar com gosto de gordura, use chocolate puro mesmo.

      Excluir
  3. boa tarde !!!!
    ok vc esta de parabéns!!!!!vc explica muito bem, virei fã do seu blog.
    espero receber novidades para o natal panetones roscas por que suas receitas são bem explicaddas. boa sorte e que deus te abençoe.
    beijos. lourdes araujo
    dinha-58@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza teremos novidades para o natal. E obrigada por acessar o blog e ter gostado..fico feliz. Bjs

      Excluir

Fico feliz se você comentar!!!

 
Lilac Rose

Design e Programação por: Rosani Cardoso