CALENDÁRIO DO ADVENTO {Natal}


Eu acho tão lindos esses calendários e na internet se acha muitos deles, de todos os tipos, modelos, materiais e tamanho. Ano passado eu quis ter feito um, mas como a gravidez da Sophia me tomava muito tempo {de enjoos..kkk} então tão tive muito ânimo. Mas esse ano saiu.


A ideia desse meu calendário é de contar os dias para o natal e também para diversão da família toda, pois dentro da portinha de cada dia tem uma surpresa - um doce e uma atividade - que deve ser feita durante aquele dia. Meus filhos adoraram, eu deixei o download das atividades pra quem quiser copiar, ou podem fazer de acordo com o lugar que moram, eu como moro na praia coloquei um item de passar o dia na praia, se vc mora no campo ou cidade mude esse item por um outro.
Dentro da portinha as guloseimas e a atividade do dia.
Eu coloco todos os dias antes de dormir o saquinho com balas ou o chocolate com a atividade, assim quando eles acordam já ta lá e ficam numa alegria só.



{MATERIAIS}


- Papel dupla face verde e vermelho (ou poderá usar papel para scrap que é mais firme);
- Papel adesivo para etiquetas tamanho A4 para impressão dos dias;
- Conta acrílica pequena vermelha;
- Tesoura;
- Estilete;
- Régua;
- Fita dupla face;
- Cola quente.

{Downloads}

- MODELO das portinhas;
- Etiquetas para portinhas com os números, o meu modelo é bem simplesinho pois fiz esse calendário em uma noite. Vocês podem criar suas próprias etiquetas. Click na imagem abaixo.


{MINHA INSPIRAÇÃO}


PAP - {Passo a Passo}


Para fazer esse modelo tipo caixa eu fui até o site QBEE'S QUEST que tem um tutorial de como fazer, é só seguir ele, está em inglês mas, quem não entende nem precisa pois ta bem explicadinho em imagens e tem até um vídeo. A diferença do meu é que é MAIOR, sou exagerada e também porque tenho 3 filhotes e tem que ter surpresa para todos. O meu tem tamanho dos quadradinhos de 5x5 e o do site é de 2x2 aproximadamente, cabe um bombom tipo Alpino dentro.



{PARA BASE DO CALENDÁRIO}

1º. Corte o papel dupla face verde no tamanho de 45x45cm e vinque com o estilete (com o lado oposto da lâmina, é só para marcar e não cortar) 9 linhas de 5 cm na vertical e na horizontal, formando assim os quadradinhos. (eu adorei essa ferramenta dela, é um base que já vem todo sulcada e é só passar uma esteca no papel e ta pronta a marcação, sem precisar de régua, ainda vou ter uma dessas...kkkk).



. Corte com a tesoura ou estilete os cantos dos 4 lados da seguinte forma: Na primeira carreira superior e inferior devem sair 2 quadradinhos, e na segunda carreira superior e inferior deve sair um quadradinho, como na imagem abaixo. Na segunda carreira superior e inferior deve ser cortado os lados do quadradinho que ficou para que depois possa fazer a dobra. Exatamente como na fig. abaixo.


. Na primeira carreira  de cada lado, corte entre os quadradinhos, e além disso corte
 um pouquinho a mais dos lados para poder encaixar as divisões depois, corte como mostrado na imagem do papel vermelho.


4º. Corte pedacinhos de fita dupla face e coloque nos quadradinhos indicados na imagem abaixo.

Cole somente o quadradinho das pontas para ir formando a caixa.


{PARA AS DIVISÕES}


5º. Agora é hora de fazer as divisões da caixa. Recorte 8 tiras do papel vermelho no tamanho 29x10cm e faça 1 vinco pra dividir em duas partes de 5cm.


Vire o papel e vinque em 6 partes, as duas partes da ponta devem ter 2cm e os 4 quadradinhos do meio 5cm.



6º.  Corte como na imagem não esquecendo e cortar um pouquinho a mais dos lados pra encaixar e dobre ao no vinco do meio.


Faça isso com todas as tiras, no total de 8.


7º. Depois de dobrado corte nos vincos dos quadradinhos (do lado aberto do papel), mas não nos vincos da ponta. E faça o mesmo esquema de cortar um pouquinho a mais dos lados pra encaixar. DETALHE: não corte até o final, corte um pouco mais da metade. Faça esse processo em 4 tiras. Essas serão as tiras que ficarão na horizontal.


8º. Nas outras 4 tiras que serão as verticais corte na parte dobrada do papel.


Ficarão dessa forma:





9º. Agora é só encaixar as tiras horizontais com verticais.


e dobrar as pontas



10º.  Encaixe essas tiras dentro da base verde.


11º. Agora é só dobrar as pontinhas verdes que estão com fita dupla face para dentro da caixa escondendo as pontinhas dobradas vermelha.


Resultado final da  caixinha pronta com as divisões.




{PORTINHAS DO CALENDÁRIO}

12º. Para fazer as portinhas ou janelinhas (como preferir) você pode usar esse cortador pra scrap. Ele já sai prontinho e vincado o quadradinho ao meio. Como eu não tenho e tb o meu modelo de caixinha era maior eu fiz o meu próprio modelo usando a velha e antiga geometria pra sair tudo certinho, a diferença é que tem que recortar tudo com tesoura.



13º. Coloque um pedaço de fita dupla face na pontinha que irá ficar para dentro da caixinha.


14º. Imprima no papel adesivo o modelo das datas pra ficar na portinha. Recorte e cole em cada uma. Para facilitar abrir a portinha eu coloquei uma pedrinha de acrilico vermelha em cada portinha com cola quente.

Esse é o modelo do Qbee's Quest


Esse é o meu modelo


15º. Colar as portinhas dessa forma


16º. E esta pronto o seu calendário do advento, o calendário que marca a contagem dos dias até o Natal.

17º. Colocar dentro de cada portinha a surpresa - um doce e a tag de atividade. Para saber como fazer a tag de atividade é só clicar AQUI.


Todas as imagens usadas no PAP são de autoria do site Qbee's Quest.

Espero que tenham gostado e façam o calendário e depois me mandem as fotos, tenho certeza de que ficarão lindos.


Bjs

Já comentaram:4

Compartilhe este Post:

4 comentários:

  1. WAAAAUUUU !!! Se superou hein!!! nossa, esse calendario ficou muito tri, e deve ter dado um trabalhao!!! Parabens!!! ;D

    ResponderExcluir
  2. Oh maninha obrigado...até que não deu muito trabalho não, isso é terapia...,kkkkkk.

    ResponderExcluir
  3. M E N I N A A A A A que trabalho mais lindooooooooooo!!!!!! E tuuuuuuuuuudo fotografado... realmente deve ter dado um trabalhão... mas muuuuuuuuuuuuuito obrigada por compartilhar!!!!
    Beijinhos,
    Ana Maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ana, tudo que faço eu fotografo seja o que for pois sempre penso que pode ir ao blog, algumas coisas vão outras eu acabo descartando, mas tenho a mania de tudo que eu fizer eu tiro foto detalhada. Desse PAP em especial eu peguei as fotos do site que eu creditei, pois as minhas não sairam muito nítidas, só do trabalho final, esse sim é meu e inclusive vou usar ak em casa essa ano de novo o calendário. bjs

      Excluir

Fico feliz se você comentar!!!

 
Lilac Rose

Design e Programação por: Rosani Cardoso