ESPECIAL PÁSCOA: Preparar o Chocolate


Ta ai uma época que
eu adoro, nem sei pq...kkkkkk. É tanto doce, chocolate e guloseimas de todos os tipos
que chega me dar água na boca. EU ADORO, e não tô nem ai pra balança, essa é uma data que esqueço de tudo e só penso chocolate, durmo chocolate, enfim, assumo sou CHOCÓLATRA. E além de comer adoro fazer, prefiro mil vezes fazer chocolate caseiro do
que comprar, como sabem sempre tenho q ser diferente...hehehe. Então nessa semana especial antes da Páscoa vou postar algumas coisinhas relacionada a esse tema; e a primeira é a receitinha básica para preparar ao chocolate.


Utensílhos:
- refratário que possa ir ao microondas ou fogão OU até mesmo uma panela pequena;
- panela (se for fazer o derretimento no fogão);
- espátula (pode ser de metal ou plástico) - eu prefiro a de plástico;
- pedra de granito ou mármore ( pia ou mesa serve) senão tiver uma superfície fria e bem limpa;
- tábua e faca para cortar o chocolate.

Derretendo o Chocolate:
Pode-se fazer esse processo de duas formas: em banho-maria ou no microondas, vou explicar os dois, mas o melhor é no microondas, pois é mais rápido e prático.

*Banho-Maria:
Corte o chocolate em pedaços pequenos da quantia q precisar, tem pessoas q costumam raspar para derreter mais rápido, vc pode fazer como preferir, coloque os pedaços em um refratário e o refratário dentro da panela com água fria; leve a fogo brando e va mexendo até derreter por completo, a consistência deve ser homogênia e brilhosa sem carocinhos (pequeninos pedaços de chocolate). Assim que estiver bem derretido é só ir para temperagem.


* Microondas:
Corte em pedaços pequenos o chocolate, coloque em um refratário que possa resistir ao calor, leve ao microondas na potência Alta (100) e ajuste o timer pra 30 segundos, depois desse tempo tire o chocolate e mexa com uma colher, ele não vai derreter na primeira vez, então repita o processo, se necessário uma terceira ou quarta vez e sempre com 30 segundos. Não aumente esse tempo pra ser mais rápido pois o chocolate pode cozinhar e ai ele estará perdido e ai só fazendo um musse pra salvar...kkkk. Qndo não tiver mais carocinhos ele estará pronto.


Temperagem:
Esse processo é importante pois como o nome já diz tem a ver com temperatura - nada mais é do que esfriar o chocolate - esse processo faz com que todas as partículas de manteiga e cacau derreteram por igual dando ao chocolate uma aspecto de brilho, uma secagem rápida e não contendo aquelas manchas esbranquiçadas q as vezes encontramos em alguns ovos.
Depois de derretido despeje o chocolate em uma superfície fria (senão tiver a pedra ou sua mesa não for desse material, não se preocupe utilize sua mesa normal mesmo, desde q esteja limpa e lisa). Espalhe na área e vá mechendo-o com a espátula até que atinja uma temperatura que ao toque seja frio. Coloque de volta no refratário e use como desejar, usando em forminhas e fazendo maravilhas pra essa páscoa.


DICA: Prefira o chocolate puro e não o FRACIONADO (esse contém mais gordura, pois não precisa fazer a temperagem) tem gosto de gordura pura, eu detesto, sempre uso nas minhas receitas o puro, o fracionado é bom pra fazer coberturas.

Espero q tenham gostado e logo tem mais Especial de Páscoa.

BJOS

Já comentaram:0

Compartilhe este Post:

0 comentários:

Postar um comentário

Fico feliz se você comentar!!!

 
Lilac Rose

Design e Programação por: Rosani Cardoso