RECEITAS DE MAIONESE


Gente eu sei que vcs devem saber fazer maionese caseira, mas se alguma de vcs é como eu e adora estar inovando com receitas diferentes, então aqui vai receitinhas de maioneses que fiz e aprovei.



* MAIONESE DE LEITE *

Tempo gasto:
- 10 min

Ingredientes:

- 1 copo de leite (integral, desnatado, etc..o que preferir)
- azeite
- sal a gosto.

Modo de fazer:

Coloque no liquidificador metade do leite e um pouquinho de azeite e bata, va acresentando o azeite aos poucos, não precisa ficar batendo sempre, eu costumo desligar e vou verificando se a consistência esta boa, não se apavore ela demora um pouquinho pra dar o ponto, é só ir acrescentanto o azeite e batendo. Qndo estiver uma consistência firme coloque a outra metade e bata novamente, parece que desanda mas calma vá acrescentando azeite, eu uso metade ou as vezes menos pois dá a consistência firme mais rápido.
Depois que estiver no ponto que desejar é só acrescentar o sal, eu prefiro colocar no final, mas pode já bater o sal no início e esta pronta pra consumo.
É só guardar em um pote e colocar na geladeira, dura aproximadamente até 10 dias. Se quiser fazer mais é só aumentar a quantidade de leite.
Eu costumo usar ela pra tudo até para passar no pão ou sanduíches.

Variações:

- Bater um dente de alho, cebola e uma cenoura cozida, depois de dar o ponto, fica amarelinha e uma delicia.
- Acrescentar temperinho verde tb é um ótima opção.
- Colocar suco de limão tb fica uma maravilha.

* MAIONESE COM CLARA EM NEVE *

Ingredientes:

- 1 ovo cru
- 1 ovo cozido
- azeite
- sal a gosto

Modo de fazer:

Essa é a tradicional batida a mão, eu não consigo bater no liquidificador pois sempre desanda.
Esmague a gema do ovo cozido, depois junte com a gema do ovo cru e reserve a clara. Vá acrescentando o azeite aos poucos e batendo até dar o ponto firme. Essa maionese fica com o gosto forte de ovo então descobri que se batesse a clara em neve e acrescentasse no final, o gosto do ovo e azeite desapareceriam então fiz e deu muito certo, mas coloque aos poucos a clara senão fica muito mole, se caso perder a consistência firme é só acrescentar um pouquinho mais de azeite e bater novamente.
Acreditem fica uma delícia e fui eu quem inventou. Pelo menos eu acho, pois não vi essa receita ainda.
Essa maionese não pode ser guardada, então faça o suficiente para usar na hora.

Se alguém tiver outras receitas e quiser compartilhar é só mandar.

Espero que tenham gostado. Bjos

Já comentaram:3

Compartilhe este Post:

3 comentários:

  1. Faltous creditos pra quem ensinou a receita da maionese de leite ;D Mas eu digo aqui, foi a mami né !!

    visita meu blog e comenta lá!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosani,eu tb faço esta maionese sem ovos e com todo tipo de verduras porque não costumamos comer as verduras então na maionese vai tudo,receita 1x.de leite, 1x.de óleo, 1 batata 1 cenoura 1 pedaço de espinafre e 1 pequeno de couve-flor cozidos, 1 limão e sal a gosto, FICA UMA DELÍCIA!!Experimente e me diga se gostou, daki uns 2 anos posso dar pra minha bebê tb.Bjo valeu Tati

    ResponderExcluir
  3. essa receita da maionese com clara em neve..nossa, ja comi muito, minha mãe costumava fazer em casa.....não sei daonde ela aprendeu, mas é muito boa e eu tmb faço.....(digo costumava pq ela já faleceu, mas guard as boas receitinhas,...heheh0

    ResponderExcluir

Fico feliz se você comentar!!!

 
Lilac Rose

Design e Programação por: Rosani Cardoso